domingo, 18 de março de 2012

Reciclarte, por uma moda consciente.

O Reciclarte é um projeto do curso de Produção de Moda, do Instituto Federal de Santa Catarina, que visa conscientizar os alunos e a comunidade para a preservação do meio ambiente. Nós, alunas(os) desenvolvemos durante o semestre uma pesquisa, voltada para os materiais alternativos e recicláveis e no decorrer da disciplina de Pesquisa de Moda I, orientados pela professora Flávia Sá, do blog Flashs Criativos, criamos um look através de tais materiais.
No semestre passado, com o tema La Belle Epoque, desenvolvi e criei um look, inspirado em Charles Chaplin e nas cores do Titanic, e é no release que encontram-se as informações e objetivos de uma coleção, eis o meu:




Soundless Ship Crash

Divertido, descontraído e criativo, é assim que a coleção Soundless Ship Crash é vista e aceita por todos. Inspirada no ícone do cinema mudo, Charles Chaplin, juntamente com as cores do navio mais famoso do mundo, o Titanic, foi desenvolvida para mulheres com idades entre 17 e 25 anos.
Contendo looks cosmopolitas, cultos e com um verdadeiro toque de vanguarda, usados tanto em baladas quanto em passeios casuais, divide-se ao abordar um lado sensível e outro provocante, ficando a critério da cliente quem ela será no momento de vestir-se.
Enfatizando a ideia de reaproveitamento, a coleção foi elaborada com materiais alternativos presentes no cotidiano considerados inutilizáveis para este fim, como: um guarda chuva sem conserto, um livro antigo, jornais, TNT, papel crepom, fita crepe e paetê.
E foi pensando no meio ambiente que tais materiais tiveram uma segunda chance de utilidade, bem como puderam dar uma primeira à natureza e da forma mais simples: não a agredindo.

Abaixo, fotos da criatura e criadora.

Giovana, a modelo, veste um blazer preto feito de TNT com viés e lapela brancos, corpete  vermelho  criado com o alinhamento de fita crepe e saia com base de TNT e folhas de livros que imitam babados. Na cabeça e nos pés, chapéu e sapatos pretos do acervo pessoal e nas mãos um guarda chuva revestido de TNT e paetê lembrando uma bengala, muito usada por Chaplin em sua aparições.


Acima, eu, já no desfile coletivo, onde criadores e criaturas desfilam juntos para o reconhecimento do público. Uso cabelos presos por coque, regata branca referente ao tema do desfile, saia vermelha até a altura dos joelhos, cinto caramelo e sapato em vinil preto.




Espero que tenham gostado! :)


Referência Revista Catwalk acesso em Março de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário