segunda-feira, 2 de abril de 2012

Vitrine

Foi-se o tempo em que vitrines serviam apenas para expor produtos de uma determinada loja, mesmo que ainda mantenham a tal função, existem hoje alguns prerrequisitos que antes não eram tão relevantes.
Para ter-se uma boa vitrine é preciso investir em criatividade, apostar na decoração, manter a legibilidade e acima de tudo, não exagerar. O exagero e abuso de informações são as principais causas de expositores mal sucedidos e insatisfatórios, portanto para acertar no "cartão de visita" da loja, é importante que tudo esteja em harmonia, sejam os produtos à mostra, a decoração, a iluminação interna e externa, a temática, entre outros. É necessário ressaltar que todos estes itens devem estar de acordo com o público alvo da mesma, já que pesquisas revelam ser da vitrine 90% da entrada de seus clientes.
Na sexta-feria (23), nós alunas do segundo módulo, realizamos uma pesquisa in loco aqui na cidade de Araranguá, o trabalho teve como objetivo apontar as vitrines que acertaram e erraram em suas decorações, vimos de um tudo, de vitrines sofisticadas à extremamente poluídas e como nomes não podem ser citados, selecionei fotos da internet do que seria bom e ruim em um expositor, podendo servir também de inspiração a quem pensa seguir a carreira de vitrinista, agora, muito em alta.

Acima uma vitrine harmônica com o interior da loja, simples e legível, condizendo com a iluminação.


Possuindo as mesmas características que a anterior, essa porém trabalha com uma temática utilizando um painel ao fundo.

Com mistura e excesso de produtos, a vitrine acima deixa a desejar sem uma iluminação ou decoração que a favoreça, os adesivos colados no vidro impossibilitam muitas vezes os clientes de visualizarem a mercadoria exposta.



Referência: "O papel da vitrine em espaços comerciais" matéria da professora Anamélia Fontana Valentim, para a 5º edição da revista Catwalk acesso em abril de 2012

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