terça-feira, 16 de outubro de 2012

A importância de uma pesquisa de moda

Pesquisar é adquirir informações, recolher dados, estender o conhecimento - pesquisar, no mundo da moda,  é ter à disposição uma série de ferramentas e/ou itens capazes de levar uma coleção ao triunfo ou queda, se mal empregada ou realizada.
Existem dois tipos de pesquisa: a de tendência e a de coleção. A pesquisa de tendência refere-se a algo mais amplo e menos profundo, nela aborda-se assuntos como movimentos de comportamento e consumo (cultura, regionalização, crenças, valores, etc.).
Na pesquisa de coleção o foco é o mercado consumidor. Preocupada com os desejos do seu público, integra - também- a pesquisa de tendência, características deste tipo de pesquisa estão relacionadas e direcionadas aos valores da empresa.

"O valor da pesquisa cresceu muito. Mas é preciso salientar que esta etapa somente pode ser estratégica para o posicionamento e a possível lucratividade da empresa quando é realizada com metodologia e foco coerente com os valores do público alvo. (...)" explica Diniz.
Acima a designer de moda do SENAI, Letícia Diniz, em uma de suas palestras.

O segredo de uma boa pesquisa não está no conteúdo pesquisado e sim em onde, como e porquê foi pesquisado, quais medidas deram partidas, o grau de dificuldade em encontrar o conteúdo e o diferencial em relação a outras pesquisas semelhantes.


Lembrando que por mais que a internet seja um veículo de pesquisa ilimitado, existem muitos outros meios de se fazer uma pesquisa também, sejam eles revistas, livros, blogs de moda, comentaristas e pessoas influentes na área, grandes marcas "ditadoras" (Chanel, Dior, LV, D&G, YSL, etc.) e por aí vai. A imaginação é sua e ela sim não tem limites.

___________________________________________________________________________________

Referência: COSTURA PERFEITA,  NÚMERO 65 - JANEIRO/FEVEREIRO 2012 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário