sexta-feira, 23 de março de 2012

Novas tecnologias na área da moda

Tecnologia nada mais é que o estudo dos instrumentos, processos e métodos empregados nos diversos ramos industriais. Na moda, a tecnologia é usada com o intuito de melhorar e inovar não só as roupas, mas também o modo de produzi-las, sejam com novos equipamentos e aparelhos, como novas - e inovadoras - peças de vestuário feminino e masculino.
Aqui estão três exemplos de peças que estariam sem dúvidas no meu guarda roupas:

1ª Quem me conhece sabe que não sou fã de praia (moro em uma por ironia do destino) por inúmeros motivos e um deles é bem simples: não gosto da "marquinha de biquini", mas respeito quem tenha e goste. Pra quem, assim como eu, não curte ficar bicolor (rs), esse biquini é perfeito!
Desenvolvido pelo designer Jun-hyeon Kim, o biquini tecnológico permite bronzear a parte coberta, tendo como resultado um bronzeado uniforme. Feito de painéis solares revestido por poliéster, faz com que o efeito o do sol seja transmitido para a parte do corpo não exposta. O conjunto de beachwear ainda é um conceito, não se sabe se funciona ou se os efeitos colaterais causados pelo sol são agravados por ele, mas que a ideia é ótima não há como negar, não é?

                                             Na foto, a estrutura de como seria o biquini.



2ª Ainda falando sobre praia, um outro motivo que caracteriza minha não aparição em, é o de que sou movida à música. Sabemos que há inúmeras maneiras de conciliar música a um lugar como este, basta levar o celular, ipod e o que mais for capaz de produzir som, o problema é que estes produtos não são eternos, bem como suas baterias. Eu já fiquei a ver navios várias vezes pela pouca duração da minha, mas pra tudo tem uma solução, né?! Eis a minha: O Solar Bikini. A peça permite ligar qualquer gadget (aparelho em inglês) enquanto a pessoa estiver esposta ao sol, ou seja, adeus problemas com falta de bateria! "Eu usei 40 painéis fotovoltaicos individuais, finos e flexíveis para cada biquíni costurado, juntos a um biquíni normal, utilizando um fio condutor" diz Andrew Schneider, designer americano responsável pela criação do Solar Bikini, o conjunto é feito sob medida e só tem seus resultados graças as portas USB que estão costuradas no tecido, o modelo leva em torno de 80 horas para ser confeccionado, isso porque cada painél é cuidadosamente e individualmente costurado à mão e seu preço é de 200 dólares (364 reais). O designer ainda revela que por enquanto está apenas produzindo peças para mulheres, mas que já tem ideias para o público masculino e anuncia estar trabalhando em uma sunga capaz de resfriar uma lata de cerveja. Muito criativo!

  
 Em um manequim, a parte de baixo do biquini mostrando sua funcionalidade com um gadget plugado.

 
Acima, a modelo posando em um gramado, vestida com o conjunto e óculos de sol.



E por fim a 3ª. Essa é pra quem é antenado, literalmente. A ThinkGeek Inc criou uma camiseta capaz de detectar redes Wi-Fi, a "Wi-Fi Detector Shirt", já que não da pra sair em qualquer lugar com um iPhone, muito menos um notebook, na mão. A camiseta requer três pilhas AAA para funcionar, estas ficam embutidas num bolso interno que detecta o sinal através de um "display" removível para lavagem, feita com 100% algodão, tem seu preço estimado em 30 dólares, cerca de 55 reais.


 A camiseta, acima, acende as luzes conforme a intensidade do sinal.





Um comentário: